sábado, 23 de maio de 2009

Em busca do tempo perdido

Com mil perdões Marcel, eu também ando em busca do tempo perdido, embora saiba que jamais o encontrarei. Mesmo assim tenho vivido em dois mundos: interior, graças a uma série de reminiscências, e mundo exterior, graças a contemplação no espelho do meu rosto envelhecido .
....
Acordo, encho um copo com água, pego meu remédio para hipertensão, tomo um gole de água e não me lembro se tomei ou não a capsula do bendito remédio. Volto ao quarto para pegar meus óculos, no meio do corredor desisto, é que não lembro mesmo o que ia buscar no quarto.Volto ao quarto, acho que era a Revista Veja dessa Semana que eu ia pegar. Pego a revista e como não consigo ler sem óculos, lembro-me que eram os óculos o objetivo primeiro da minha incursão ao quarto.

Engraçado como minhas filhas (que têm menos da metade da minha idade) vivem me perguntando nomes e confirmação de fatos que ocorreram no passado, e eu quase sempre me lembro.

- Mãe como era o nome da menina rica daquela novela Parque de Diversão.
- O nome da menina é Maria Joaquina e o nome da Novela é Carrossel.
- Ai, como eu tenho saudade da minha infância, da Escola....
- A Escola, esta sim, era Escola Parque.
- Lembra mãe do primeiro livro que li...
- Claro que lembro: De onde vem os bêbes.
- Eu com cinco anos já queria saber de onde vinham os bêbes?
- Não, você queria saber o que era "camisinha", o que era AIDS.
Quanto mais antiga a informação, mais precisa a minha resposta. Porém, mais interessantes são as lembranças que acontecem espontaneamente. Pois é, as vezes uma frase, um som , um odor me fazem viajar na máquina do tempo. Não, não é para o futuro que viajo, e para o passado, para um tempo distante. O pior é que tem acontecido com mais freqüencia do que eu poderia desejar.
Hoje, não sei nem porquê , comecei timidamente a cantarolar uma velha canção, depois já confiante cantei todinha, não esqueci nem uma palavrinha!!!!.
Eis a canção, velha canção, certamente tem mais de cinqüenta anos:

Quero beijar-te as mãos
Minha querida
Senta junto de mim
Vem, por favor
És o maior enlevo
Da minha vida
És o reflorir do meu amor
Sinto nesta ansiedade
Que minha alma invade
Que me faz sofrer
A luz de um divinal querer
Eterna glória de viver
Se tu me quiseres tanto
Quanto eu que vivo
Para te adorar
Será um mundo de esplendor
O nosso amor
Amor, nosso amor.

Enquanto cantava aconteceu um flash back: me ví e a minha prima da mesma idade, numa sala com minha mãe e outros adultos; cantávamos, eu a minha prima, a canção acima. Os adultos se divertiam com a apresentação musical. Alguém comentou que era muito raro decorar palavras tão difíceis para crianças de quatro anos.
Ah, eu tinha quatro anos...
Meu medo é na próxima "viagem" ir para um tempo tão remoto, tão remoto, que me impeça de achar o caminho de volta....
Só o Dr Sig prá explicar...

Roselee Salles

Sociedade Secreta (conto minimalista)

De repente Bummmmmm! A casa de foguetes de Seu Né pegou fogo novamente, era a terceira vez em um ano, mas em todas elas Seu Né conseguira sair ileso.
A explicação era dada por Seu Né: eles, foram eles...
- Quem Seu Né, e por quê?
- Eles querem me matar, eu revelei o segredo.
Havia noites em que seu Né saia sorrateiramente pelos fundos da casa, e só muito horas depois era encontrado na caatinga em cima de arvores.
- Por quê, Seu Né, o Sr. dormiu em cima de uma arvore?
- Estou fugindo deles. Eles querem me matar... eu revelei o segredo!
Pobre Né, diziam as pessoas, talvez a manipulação com pólvora e e outras substancias afetaram seu juízo.
- Seu Né estava sendo medicado, mas mesmo assim sucumbiu. Antes porém de dar seu último suspira confessa: Foram eles, eles a Ma...
- Mafia?
- Não, a Má......
-A Matula?
- A Máaaaaa....
- Quem seu Né? diz o aflito interlocutor.
- A Malária.

Roselee Salles
Angústia

Oh, a angústia invencível que me prostra invade e me devora ...
(Poema de JG de Araujo Jorge, Cânticos – 1949)


Tinha uns três anos. Talvez quatro. Acordei numa cama de casal, achei-a muito grande; um feixe de luz do sol atravessava o vidro da janela e formava um prisma multicor em minha direção. Tentei apanhá-lo. Minhas mãozinhas atravessavam-no sem contudo apreendê-lo. Desisti da captura. Olhei ao redor não reconheci aquele ambiente, claro, amplo e silencioso, e estava sozinha. Senti uma inquietação dentro de mim, era como se tivesse acabado de surgir na terra, com um monte de perguntas que eu não sabia formular..

Minha mãe se aproximou sorrindo, sua presença não me acalmou, não dissipou minhas inquietações...Quem sou eu? Na verdade não fiz a pergunta, mas o sentimento de angústia que senti naquela manhã, nunca mais saiu de mim.

Guardei esse momento na minha mente, e as vezes tento reconstruí-lo e explica-lo. Por quê a impressão que não conhecia aquela casa, aquela quarto, e aquela cama? Será que estavámos hospedadas em casa de amigos, parentes, ou mesmo em um hotel? Será que eu realmente não conhecia aquele ambiente, e lá estava pela primeira vez?

E por quê aquele sentimento que era meu primeiro dia no planeta terra, e portanto, era a primeira vez que via aquela mulher que dizia: mamãe vai te dar um leitinho. Eu não tinha nenhuma lembrança anterior, uma página de papel em branco onde seria escrita minha história...

Alguém poderia questionar: por quê você não pergunta a sua mãe? Não posso.Ela morreu quando eu tinha seis anos.

Ah, a luz multicor do prisma ainda me encanta, e tal qual quando era criança atravesso minhas mãos e tento apreendê-la. Em vão.

A felicidade é como a luz colorida de um prisma, você pode vê-la, observar suas múltiplas cores, admirar-se, gozar dela por breves momentos. Mas depois ela se vai... Igual a um feixe de luz você jamais poderá apreendê-la!

Roselee Salles